You don’t know Jack

É um filme produzido pela HBO em 2010, protagonizado pelo Al Paccino e com Susan Sarandon. O filme traz para o debate a questão da eutanásia. Sinopse: Jack Kevorkian (Al Pacino) sempre defendeu que o ser humano tem o direito de morrer com dignidade, escolhendo a forma como deseja encerrar a vida diante de doenças terminais. Apoiado pelo amigo Neal Nicol (John Goodman) e por sua irmã Margo Janus (Brenda Vaccaro), ele passa a prestar uma “consultoria de morte”. Desta forma, Jack ajudou em mais de uma centena de suicídios assistidos, o que lhe rendeu o apelido de Dr. Morte. Em seu trabalho ele ganha o apoio de Janet Good (Susan Sarandon), a presidente do Hemlock Society, e a ira dos promotores locais, que abrem um processo contra Jack. O responsável por defendê-lo na corte é Geoffrey Fieger (Danny Huston), que precisa lidar não apenas com o processo em si mas também com a cobertura da mídia ao julgamento.

É importante falar que o filme é muito bem produzido, as produções da HBO geralmente mantém um padrão de qualidade bem elevado. O filme é extremamente interessante, com a eutanásia e a vida do Dr. Morte como focos principais da narrativa. O filme possui um roteiro muito bom, com diálogos repletos de acidez, mas que tem seu maior mérito por permitir que o filme flua e não pareça repetitivo ao longo de seus mais de 120 minutos. O filme poderia facilmente soar repetitivo com os mais de 100 suicídios assistidos que o doutor realiza, mas o filme escapa dessa armadilha e cada caso que vemos no filme surge de maneira completamente diferente, carregados de cargas dramáticas diferentes, sendo pequenas histórias dentro do filme. O roteiro mescla essa parte importante da vida do doutor com a sua vida pessoal, os embates nos tribunais que trazem a tona toda a discussão sobre essa prática.

Mas para aqueles expectadores mais conservadores não pularem da cadeira ou quebrarem a tv logo nos minutos iniciais da projeção, é preciso que o personagem principal surja como uma figura realmente humana e que acredita no que está fazendo. E Al Paccino nos presenteia com uma atuação excelente, que consegue dar simpatia ao rabugento Dr. Jack e ao mesmo tempo imprimir um tom de paixão à profissão e passar na medida certa o idealismo do personagem naquilo que ele está fazendo. E essa credibilidade que o protagonista tem é fundamental para o sucesso do filme e para que o debate sobre a eutanásia seja discutida de forma coerente. Isso seria impossível se o protagonista soasse falso ou pouco nos convencesse sobre a intencionalidade dos seus atos. Outro destaque aqui é Danny Huston que interpreta o advogado do Dr. Jack. Aliás a relação entre os dois personagens no filme é um dos pontos altos do longa. Mas de modo geral o elenco estava muito afiado e destaco como uma das melhores cenas do filme o primeiro suicídio assistido que o doutor participa, cena simplesmente ótima.

É isso pessoal “You don’t know Jack” é um filme muito bom, que debate a eutanásia com franqueza, é um filme que não faz rodeios e que você provavelmente vai se incomodar em algum momento, mas é necessário que você se incomode. O que não pode são assuntos polêmicos como esse serem sempre empurrados para debaixo do tapete, por não ousarmos ferir a moralidade vigente, as instituições vigentes. Em determinado momento do filme o personagem interpretado por Danny Huston questiona o juiz, de o porque do Estado (e só o Estado) ter o poder de decidir se uma pessoa em estado terminal ou sustentada por aparelhos deve morrer ou não, porque pessoas sãs não podem decidir isso por elas mesmas? Fica para pensar. Então o filme merece a recomendação pela coragem de debater um tema assim e de quebra nos proporciona 120 minutos bem agradáveis.

Marcio Ornelas

5 comentários sobre “You don’t know Jack

  1. eu assisti a esse filme há uns meses, está na minha lista de favoritos do orkut. um dos filmes com tema melhor trabalhado entre os que já vi. bom filme é o que nos leva a refletir, a questionar e “Dr.Morte” é um deles. boa escolha para uma postagem, aguardo teu retorno.

Deixe um comentário